(Foto: Divulgação.)

Está perto da nova edição do Festival Fartura Portugal, que ocorrerá em Lisboa, entre os dias 14 e 17 de novembro. Porém, a celebração pode ser por parte dos cearenses, que terão sua cultura representada pela Chef Marina Araújo, vencedora do programa “Que Seja Doce”; que comanda o Projeto Cumbuca, o qual busca as tradições e receitas de doces típicos do estado, e estará presente no evento.

O menu proposto pela Chef irá representar a diversidade da região, reunindo receitas que contenham elementos que remetem ao mar, a serra e o sertão. Assim, Marina se inspirou num conto de sua autoria, “O sonho do pescador”, para elaborá-lo. A entrada será o “Pirão de água do mar”o prato principal, “Arroz sertanejo de carneiro e capote” e a sobremesa, um “Bolo úmido de castanha de caju com creme aveludado de coco, suspiro de castanha, jus de canela e finalizado com caju braseado”.

Chef Marina Araújo responsável por representar o Ceará em Portugal
(Foto: Perfil de Instagram da Chef.)

O projeto “Fartura – Comidas do Brasil” já completa três anos desde que passou a ser realizado, também, na Europa. Nesta edição, a programação irá girar em torno da mostra audiovisual “Fartura – Da Origem ao Prato”; com uma mesa de conversa, almoços e jantares realizados com a presença dos Chefs brasileiros Flávio Trombino, de Minas Gerais, Paulo Anijar, do Pará, e Marina Araújo, do Ceará.

Desse modo, o festival pretende expor os vínculos que conectam a cozinha brasileira com a portuguesa, sendo este o tema da mesa de abertura do evento. Logo, ao percorrer a exposição ali presente, os participantes poderão fazer uma viagem pela diversa cultura brasileira, seus ingredientes, personagens e receitas.

E aí? O que você acha da valorização cultural proposta pelo evento, em terras europeias?