Edital de Mestrado em Gastronomia é Lançado

As inscrições serão realizadas de 05 a 20 de abril de 2021. Serão oferecidas 10 vagas, e contarão com duas linhas de pesquisa

0
foto universidade federal do ceará
Foto: divulgação

O tão sonhado mestrado em Gastronomia se tornou realidade no dia 03 de Julho de 2020, quando a Universidade Federal do Ceará, UFC, aprovou o primeiro mestrado acadêmico de gastronomia do País na área interdisciplinar.

O curso contará com 13 docentes permanentes e 3 colaboradores que possuem formação em diversas áreas acadêmicas, tais como: agronomia, economia doméstica, enfermagem, engenharia de Alimentos, engenharia química, estatística, nutrição, pedagogia, química. Isso proporciona ao mestrado um perfil interdisciplinar. Confira nossa conversa com o professor Paulo, responsável pelo mestrado, e entenda mais sobre como funcionará, clicando aqui.

As boas notícias não param por aí. O edital do novo mestrado em Gastronomia do país, saiu na manhã de hoje. Para acessá-lo, clique aqui ou baixe no arquivo abaixo:

As inscrições serão realizadas de 05 a 20 de abril de 2021. Serão oferecidas 10 vagas, sendo 9 vagas para Ampla Concorrência e 1 vaga para Políticas de Ações Afirmativas direcionadas aos seguintes grupos: pessoas autodeclaradas negras, pretas ou pardas; pessoas autodeclaradas indígenas; e/ou pessoas com deficiência.

O mestrado conta com duas linhas de pesquisa:

Linha de pesquisa 1 – Gastronomia Social e Sustentabilidade: Esta linha de pesquisa, pautada em estudos de natureza multidisciplinar, concentra-se em estratégias de promoção de um desenvolvimento social e a investigação de seus impactos, buscando traduzir e divulgar cientificamente a produção cultural alimentar local, regional e nacional, incluindo: registros de
natureza material e imaterial da cultura gastronômica; a prática gastronômica em suas relações com a sustentabilidade e soberania alimentar; intervenções e incorporações da perspectiva gastronômica em políticas públicas de alimentação, considerando a função social da Gastronomia; a preservação e a documentação de saberes tradicionais; o estudo das bases e implementação de uma Educação Alimentar e Nutricional; o estudo das práticas e das representações da cozinha, da comida e da bebida como signos culturais; o debate sobre os contornos de atuação e sobre a formação teórico-prática de profissionais da seara da alimentação; a mobilização do empreendedorismo em torno de soluções para problemas sociais intermediado pelo conhecimento gastronômico.


Linha de pesquisa 2 – Tecnologia e Inovação Gastronômica: Esta linha de pesquisa, pautada em estudos de natureza multidisciplinar, visa a compreensão da gastronomia em sua dimensão técnico-científico, tendo como foco de investigação: matérias primas locais, regionais e nacionais; alimentos tradicionais e não-tradicionais e a produção agrícola local/regional; métodos e técnicas de preparo culinários adequadas para minimizar perdas dos nutrientes, visando a melhor qualidade de alimentos; o desenvolvimento de novas técnicas e produtos gastronômicos, objetivando o conhecimento dos seus aspectos nutricionais, químicos, funcionais, sensoriais e culturais, respeitando a soberania alimentar.

Para maiores informações, clique aqui para acessar o perfil de Instagram criado.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui