Al Dente

Qual o significado de Al Dente na Gastronomia? Confira abaixo a explicação da equipe Achou e de dicionários da língua portuguesa.

Significado de Al Dente na Gastronomia

Equipe Achou Gastronomia:

Expressão italiana usada para definir quando uma massa está cozida em um ponto meio termo: nem muito cozida (mole) e nem crua (dura). Para eles, é o ponto perfeito da massa.

Para saber se uma massa está al dente, basta partir um dos fios ao meio e ver se no seu interior, há um pontinho branco de massa rodeado de massa cozida por fora.

Exemplo: O macarrão estava cozido perfeitamente, estava al dente.

Oxford Languages Dicionário:

Cozido de modo a apresentar certa rijeza à mastigação.

significado de al dente
Foto: Travelismo

Macarrão Al Dente Tempo de Cozimento

Caso você vá usar macarrão de massa pronta: na embalagem de cada macarrão, vem expresso o tempo necessário para que a massa fique perfeitamente cozida.

Caso você queira saber o tempo de cozimento de macarrão de massa fresca: ao adicionar sua massa à água fervente, assim que a mesma subir ao topo, já pode retirar. Geralmente leva um tempo de 2 minutos.

Atenção! Tempo para Pré-Cozinhar Macarrão

Caso você vá usar a massa em um outro momento e queira apenas pré-cozinhá-la, deixe em cozimento apenas pela metade do tempo e logo após corte o cozimento a levando para água gelada. No momento em que for cozinhá-la por completo, leve à água quente pela metade do tempo restante.

Palavras chave de pesquisa: o que é al dente; o que significa al dente; o que é macarrão al dente, macarrão massa fresca, tempo de cozimento de macarrão.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.