Confitar

O que é Confitar para a Gastronomia? Confira abaixo a explicação da equipe Achou e de outros portais de informação.

Significado de Confitar para Gastronomia

Equipe Achou Gastronomia:

Confitar é uma técnica de conservação por meio do cozimento lento em gordura. Como o cozimento é em baixíssima temperatura, o alimento não frita ou queima. Para isso, é importante que o alimento fique completamente imerso.

É uma técnica que precisa de paciência.

Exemplo: Tomate confit pode ser servido como um antepasto.

o que é confitar
Foto: Chef Funcional

Gazeta do Povo:

confit é a técnica de cocção de alimentos em gordura, na qual se utiliza baixa temperatura e tempo prolongado para não quebrar a cadeia de fibras do que está sendo confitado.

Como Confitar

Confitar é um método de conservação dos alimentos muito usado antigamente para armazenar carnes e legumes, principalmente em viagens de navios que não tinham grandes espaços para refrigeração.

Para confitar os alimentos, basta levá-los a uma panela ou forma alta, cobri-los com azeite ou a gordura do próprio alimento (no caso de carnes) e deixá-los em fogo baixo (130°C) até que estes estejam cozidos. Após esfriar, leve a um recipiente e armazene.

Vantagens de Confitar os Alimentos

A primeira vantagem desse tipo de técnica é a conservação, que já conversamos um pouco. Outra vantagem é que o alimento não perde suas fibras, por conta do cozimento lento.

Além disso, a gordura usada pode ser reaproveitada para saborizar outros pratos.

Palavras chave de pesquisa: o que é confitar; o que é confit; vantagens de confitar os alimentos; como confitar; o que é tomate confit.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.