Branquear

O que é Branquear para a Gastronomia? Confira abaixo a explicação da equipe Achou e de dicionários da língua portuguesa.

O que é Branquear para Gastronomia

Equipe Achou Gastronomia:

Branquear é um método de conservação dos alimentos que consiste em cozinhar um alimento em água fervente e logo em seguida, levá-lo à água gelada, para pausar o cozimento.

É muito utilizado em vegetais e carnes. O objetivo é elevar as cores, deixando-as mais vibrantes, e facilita o congelamento sem que haja muita perda de qualidade do alimento.

Estadão:

Branquear é escaldar ou pré-cozinhar legumes. É um bom truque para quem quer congelar hortaliças e verduras. Essa técnica serve, ainda, de pré-preparo para diversas receitas, porque mantém a cor vibrante e a textura firme dos vegetais. Funciona com vagem, brócolis, couve-flor, aspargo, espinafre, cenoura, ervilha.

o que é branquear

Como Branquear Vegetais e Outros Alimentos

Os tipos mais comuns de branqueamento, são:

Parboilização

Quando o alimento é mergulhado em água fervente por algum período de tempo para realçar a cor e pré-cozinhar. Em seguida, o alimento vai para um banho de gelo para pausar o cozimento. É o tipo mais comum de branqueamento.

Pré-fritura

É realizado para que batatas ou outros tipos de alimentos fiquem crocantes por fora e macio por dentro. É feito quando fritamos em imersão no óleo ou gordura, em temperatura mais baixa, geralmente a 150 graus Celsius. Em seguida, o alimento fica pronto para ser frito novamente a uma temperatura superior.

Descascamento de Alimentos

O processo de branqueamento pode ser utilizado na finalidade de amolecer a ajudar a retirar a casca de alguns tipos de alimentos e castanhas.

Pode acontecer em duas maneiras:

A primeira: O alimento em questão fica imerso somente alguns segundos em água fervente para facilitar a remoção da casca, como é o caso do Tomate Concasé.

A segunda: O alimento é levado diretamente ao fogo por poucos instantes, como no caso do pimentão, para que a casca se solte e largue mais fácil do alimento.

Montagem

Na confeitaria, o branqueamento pode se referir ao fato de montar a gema do ovo com açúcar refinado, batendo com intensidade até que este dobre de volume e muda a coloração de amarelo gema para creme claro.

Palavras chave de pesquisa: o que é branquear, como branquear vegetais.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.