Dia Mundial do Hambúrguer: Conheça a história dessa iguaria

Ao contrário que muitas pensam, o hambúrguer não foi criado nos Estados Unidos.

0
dia mundial do hambúrguer
Dia mundial do hambúrguer (Fonte: divulgação)

O hambúrguer deixou de ser um simples prato de fast food e ganhou espaço em restaurantes do mundo inteiro, até mesmo com versões gourmets e vegetarianos. É difícil encontrar uma pessoa que não goste dessa preparação, principalmente quando o hambúrguer é suculento.

E hoje, 28 de maio, comemoramos o seu dia!

Mas você sabe como ele surgiu?

Existem relatos sobre a história do hambúrguer que ele foi inventado por alemães que desembarcaram no porto de Hamburgo rumo aos Estados Unidos no século XIX, porém foi popularizado através de redes de lanchonetes no EUA no início do século XX.

Não se sabe ao certo quando ocorreu a junção do hambúrguer com o pão. Há relatos de um inglês chamado Jhon Montagu, intitulado como o quarto conde da cidade de Sandwich na Inglaterra, apontando como o primeiro inventor do lanche, isso ocorre, porque em 1762, ele teria experimentado carne moída entre duas fatias de pão, durante uma de suas partidas de bridge.

dia mundial do hambúrguer
Hambúrguer antes de passar pelo processo de cocção (Fonte: divulgação)

Foi em 1904, na feira mundial de Saint Louis, capital de Missouri, que o hambúrguer foi apresentado oficialmente ao público americano, que trinta anos depois se tornou o símbolo do país.

Apesar dos relatos não indicarem que foram os americanos que inventaram essa iguaria, foram eles que levaram todo o crédito da invenção.

Em 1921, quando surgiu a primeira franquia nos Estados Unidos da conhecida White Castle, o hambúrguer se tornou ainda mais popular, pois tinha um preço muito acessível, por apenas 5 centavos de dólar.

As primeiras lanchonetes que surgiram com a especialidade em hambúrguer, tinham apenas dois funcionários, porém isso mudou depois de 10 anos com o surgimento dos drive-ins.

Drive-in de lanchonetes (Fonte: divulgação)

Conforme narra à história, o hambúrguer foi criado para suprir a necessidade da época, comida fácil e rápido de preparar (hoje popularmente conhecida como fast food), pois as pessoas estavam com menos tempo livre para preparar sua própria refeição.

Com a revolução industrial no início do século XX, houve uma grande demanda de comidas rápidas para trabalhadores das grandes cidades que possuíam uma jornada de trabalho extensa, e parar para comer não era uma opção, sendo assim, o sanduíche passou a ser a alternativa mais prática, mesmo não sendo a mais nutritiva.

Foi aí que surgiu a ideia de colocar outros ingredientes além do pão e do hambúrguer.

Esta iguaria chegou, no Brasil,  décadas mais tarde de sua descoberta, em 1952, no Rio de Janeiro, através do tenista americano Robert Falkenburg. Ele fundou a primeira lanchonete de fast food no Brasil, que utilizava os mesmos modelos norte americanos.

Os consumidores de hambúrguer ficaram cada vez mais exigentes e refinaram seu paladar, buscando receitas menos gordurosas e mais equilibradas, com o emprego de insumos mais nobres, combinações criativas e com características gourmets.

Dessa forma, foram criados diversos tipos de hambúrgueres para o público, agradando, assim a todos os gostos.

dia mundial do hambúrguer
Fonte: divulgação

Podemos classificar os hambúrgueres em praticante cinco tipos, são eles:

Gourmet: são sanduíches que utilizam insumos especiais, de alta qualidade, fazendo um blend de carne nobre;

Tradicional: são os hamburguês que utilizam ingredientes básicos, normalmente encontrados na maioria dos fast foods da categoria;

Artesanal : normalmente é aquele que é feito de forma mais caseira e individual;

Vegetariano: Não é utilizado nenhum tipo de carne animal;

Light: na sua preparação é utilizado ingredientes de baixo valor calórico.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui