É possível que um conjuntos de alimentos possam estimular as pessoas sexualmente, esses alimentos são chamados de afrodisíacos. Não é a toa que se diz que o homem/mulher é conquistado pelo estômago.

Os alimentos afrodisíacos ajudam a estimular a libido, pois aumentam a vasodilatação e favorecem a irrigação em várias partes do corpo.

A nutricionista Viviane Versiani, explica:

Castanhas, nozes, alho e amêndoas são ricos em Ômega 3, assim como peixes, em especial salmão, sardinha, atum e anchova. A carne vermelha leva os dois lados da moeda, pode ajudar no desempenho sexual por serem ricas em zinco, mas quando gordurosa exige grande esforço para ser digerida e produz a sensação de cansaço

A pimenta pode aumentar o frequência cardíaca, a circulação do sangue e provocar reações no corpo com a transpiração, Viviane ainda afirma que consumido em grandes quantidades pode até causar reações semelhante a excitação sexual.

A ostra é o alimento considerado o mais afrodisíaco do nosso cardápio, pois ela é rica em zinco e estimula a produção de espermatozoides.

ostra
Ostra, alimento que aumenta a libido (Fonte: divulgação)

Muitos temperos e ingredientes do dia-a-dia também ajudam a melhorar a libido. O alho, por exemplo, quando consumido cru, propicia uma boa ereção e fluicidade de sangue; o cravo da energia; a canela estimula a ação do estrogênio sobre os órgãos sexuais; a noz moscada favorece a ereção, já a hortelã pode aumentar a potência sexual; o gengibre possui uma ação estimulante que ajuda a prolongação da função erétil.

Ainda tem o manjericão e o alecrim nesta lista  “O manjericão influencia a circulação sanguínea nas áreas erógenas, então é excelente em um prato afrodisíaco. O alecrim é outro estimulante e atua sobre a impotência, seu aroma também é considerado estimulador do apetite sexual”

Quando chegamos na parte doce do cardápio, temos o chocolate como o maior estimulante, pois ele contém alcalóide similar à cafeína, ele dá mais pique e libido e ainda ajuda na liberação de serotonina, melhorando o humor  e o bem-estar

 O cacau é uma fonte de feniletilamina, que fornece a sensação de prazer, libera a serotonina no cérebro da pessoa, deixando a pessoa mais relaxada. Assim como a cafeína, que ajuda a dar pique e melhora o desempenho sexual

Algumas frutas também fazem um papel importante, como a banana que é rica em bromeliade, o que pode ajudar a aumentar a libido masculina; o abacate é rico em potássio, vitamina B6 e gorduras boas, que melhoram a vida sexual.

 “Já o morango é considerado estimulante por ser associado a uma tradição sexual, onde aparece quase sempre junto com chantilly. O morango possui flavonoides, vitaminas do complexo B, ácido fólico e vitamina A e tem fácil digestão”, diz Viviane.

Após explicar alguns ingredientes que ajudam o casal a terem uma vida sexual mais ativa, preparamos um menu completo para você fazer e curtir a dois. 

Cardápio 

Entrada

Receita de Camarão ao Alho e Óleo e Levemente Apimentado

Receita de Brusqueta Caprese com Pesto de Manjericão

Principal

Salmão com aspargos no papelote

Filé mignon ao como de cogumelos e vinho tinto

Sobremesa

Mousse de chocolate meio amargo com calda de morangos