A deputada Janaina Riva (MDB), presidente da Assembleia Legislativa de Mato Grosso, apresentou nesta quarta-feira (29), um projeto de lei que lança a Política de Desenvolvimento da Gastronomia – PDG.

O objetivo desse projeto é direcionar a elaboração e a implementação do Plano Estadual de Desenvolvimento da Gastronomia – PEDG. Nas primeiras semanas de maio, em companhia do deputado Wilson Santos (PSDB), prestou homenagens a chefes de cozinha, donos de restaurantes e representantes da classe gastronômica de Mato Grosso.

Essa proposta será desenvolvida através de articulação com as diretrizes de políticas públicas; sociedade civil, órgãos e conselhos das partes que formam a cadeia produtiva gastronômica, envolvendo, assim, a produção de insumos, abastecimento, armazenamento, comércio, indústria e serviço.

Para o projeto a deputada realça a sustentabilidade socioeconômica e ambiental para a preservação da segurança alimentar, em conjunto com o estabelecimento de preços justos, padrões sociais e ambientais equilibrados; convenção entre o poder público e a iniciativa privada; valorização do território como garantia da genuinidade da gastronomia local; conservação das tradições gastronômicas e complementação da identidade local e do senso de comunidade.

A cozinha mato-grossense formou uma personalidade gastronômica única através da união das culturas indígena, africana e portuguesa, aproveitando produtos e métodos de cocção regionais.

A gastronomia, regional dos estados brasileiros vem ganhando destaque e reconhecimento. Agora é nosso momento de fazê-la mais divulgada para um público externo.

Para solicitar outras informações: Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso Av. André Maggi nº 6, Centro Político Administrativo Cep: 78.049-901- Cuiabá MT.

(065) 3313-6900 Horário de atendimento: 07h00 às 18h00