O Top Chef é um reality show competitivo originalmente americano que estreou em 2006. O foco do programa é apresentar Chefs competindo pelo prêmio, em vários desafios culinários; sendo julgados por renomados Chefs profissionais. Logo, o programa chega como uma aposta da emissora Record para disputar a audiência com sua concorrente, Band, a qual apresenta o MasterChef, chefe de audiência deste tipo de reality.

O programa televisivo já foi adaptado para mais de 20 países, incluindo França, Itália, Portugal, Espanha, Holanda, Canadá e México, entre outros; e em Março de 2019 chegou ao Brasil.

Apresentado por Felipe Bronze, um dos poucos profissionais brasileiros a ter duas estrelas Michelin; o programa tem a participação do Chef francês Emmanuel Bassoleil e da jornalista e crítica de gastronomia Ailin Aleixo.

A competição será dada entre 16 participantes que em cerca de 13 episódios, disputarão pelo prêmio de R$ 300 mil. Cada episódio é composto por uma “prova de fogo” em que os cozinheiros se enfrentam para garantir uma vantagem ou até mesmo a imunidade; e em seguida, os que não conseguiram escapar na primeira prova, passam por uma segunda, chamada “Desafio de Eliminação”, onde eles terão de apresentar os melhores pratos para não serem o participante eliminado da semana.

O diferencial do programa Top Chef Brasil, segundo a própria emissora, será a veiculação de imagens dos concorrentes na casa em que ficarão confinados durante a competição.

A pressão será grande e será sempre exigido mais do participante, afinal, o prêmio comporta uma boa quantia para poder investir em projetos.