A chef piauiense Lira Muller é umas das participantes do reality ‘Mestre do Sabor’ que estreou na TV Globo no dia 10 de outubro. Na rodada da Prova ‘Prato de Entrada’, que aconteceu na quinta, 17/10, Lira Muller foi aprovada juntamente com outros sete participantes. 

História

Não foi fácil para a Chef piauiense encontrar a profissão que a realizaria. Ela primeiro tentou Comércio Exterior, mas teve que interromper os estudos por conta da gravidez. Depois foi a vez de Relações Internacionais, que não deixaram Lira realizada. Mas foi só entrar na faculdade de Gastronomia que tudo mudou. Logo na primeira aula, a piauiense comenta que tudo passou a fazer sentido.

E desde a faculdade Lira fez um planejamento para fazer estágios nos restaurantes que a levariam para onde queria chegar. E deu certo! Ela trabalhou nos restaurantes de Chefs mundialmente conhecidos, como Alex Atala, Alberto Landgraf e Thiago Castanho.

O contato com estagiários do mundo inteiro despertou seu desejo de trabalhar fora do país. Foi para Lisboa e, em seguida, foi convidada para estagiar no cultuado Arpège, em Paris, que tem 3 estrelas Michelin. Como grande destaque de sua cozinha, o mais profundo respeito por cada ingrediente – um dos ensinamentos que recebeu do francês Alain Passard.

Prato de Entrada

O prato apresentado pela Chef piauiense Lira Müller foi recheado de influências do seu estado e do Pará. Ela preparou uma Casquinha de Caranguejo com farinha de bragantina, bisque e unha de caranguejo empanada, que recebeu o botão verde de Kátia Barbosa e o vermelho de José Avillez e de Leo Paixão.