Consumir os alimentos disponíveis na temporada é um modo eficiente de conciliar hábitos saudáveis, seguros, sustentáveis e acessíveis. E ainda uma oportunidade de preparar, experimentar e se deliciar com pratos elaborados a partir de frutas da estação, verduras e legumes que fazem parte da cultura local.

Abacaxi: Para preparar um delicioso suco ou consumir em sua forma natural, o abacaxi é uma fruta suculenta, cheia de benefícios para nossa saúde. Dentre eles, a presença das vitaminas A, do complexo B e C, que ajudam a fortalecer o sistema imunológico, equilibram o organismo e melhoram a saúde da pele e dos olhos. O abacaxi também é uma boa opção para favorecer a digestão e prevenir gripes e resfriados.

Acerola: Tão pequena e tão benéfica para o corpo, a acerola é uma fruta cítrica rica em vitamina A e C, que melhoram os mecanismos de defesa do organismo, diminuindo as inflamações, sintomas das doenças crônicas e alergias. A frutinha ainda a reduzir os níveis de açúcar no sangue, atuando no combate e no tratamento de diabetes. Versátil, a acerola pode fazer uma dupla incrível com a laranja, maçã ou limão. Experimente.

Banana: Uma das frutas mais consumidas no mundo, a banana é rica em diversas substâncias que atuam beneficiando o organismo. O destaque vai para o mineral potássio, encontrado em abundância na fruta, atuando na prevenção das doenças cardiovasculares, pois controla a pressão arterial. Além disso, a banana combate as cãibras musculares, fortalece o sistema imunológico e melhora o humor.

Caju: A fruta muito comum no Nordeste é rica em minerais como o ferro, cálcio, potássio e cobre, que ajudam na prevenção da anemia, fortalece os ossos, músculos e dentes, além de ajudarem no controle da pressão arterial. Dentre outros benefícios do caju, os seus poderes antioxidantes o envelhecimento precoce das células e confere uma pele mais saudável e bonita.

Jabuticaba: Com poucas calorias e cheia de substâncias que ajudam a tornar o corpo saudável, a jabuticaba é uma fruta popular e altamente consumida pelos brasileiros. Rica em vitamina C, ela ajuda a manter o sistema imunológico saudável, livre de inflamações, além de auxiliar no tratamento de acne e melhorar a saúde capilar.