As flores comestíveis vem sendo cada vez mais utilizadas no Brasil. Além de restaurantes, é possível encontrá-las em feiras e mercados; mas nem todas vêm de sementes de flores. Muitas podem estar em hortaliças plantadas com outra finalidade em sua horta.

Essas flores que nascem de plantas de hortaliças possuem sabores variados, e podem dar um tom alegre e fresco. Em casos como o da abóbora e a abobrinha, primeiro nasce a flor, e da flor nasce o fruto. Em casos como o da cebola, alho-poro e do rabanete, as flores aparecem depois do período da colheita. No caso de temperos, como o manjericão e o alecrim às flores e folhas podem ser colhidas ao mesmo tempo.

Aqui estão algumas dicas caso você esteja se perguntando como usar essas flores na cozinha. Frescas, elas podem acompanhar saladas, pratos principais ou fazer chás. Algumas outras  formas de usar as flores são na manteiga aromatizada com a flor fresca e os temperos, que pode ser usada com legumes, massas e carnes. Mas se você colheu as flores e não pretende usá-las no momento é possível congelar e usar depois. Flores maiores podem ser recheadas fritas ou refogadas.

É importante pesquisar os tipos de sabores que cada flor confere antes de consumir. Além das flores de hortaliça, a ISLA (site de venda de sementes) tem mais de 30 espécies diferentes de flores comestíveis. As mais procuradas para fins gastronômicos são: Amor perfeito, Capuchinha, Tagete e Caliopsis.

flor de manjericao
flor de manjericão
flor da abobora
flor da abobora
flor da abobrinha
flor da abobrinha
flor do feijao
flor do feijão
flor do alecrim
flor do alecrim
flor da cebola
flor da cebola
flor do quiabo
flor do quiabo
flor do alho poro
flor do alho-poró
flor do rabanete
flor do rabanete