Uma imagem de uma mulher negra escravizada foi utilizada na embalagem de um dos principais produtos, cerveja da Cafuza, feita pela Cervejaria Dogma, de São Paulo (SP). A imagem é do século 19 e de autoria do famoso fotógrafo alemão. Alberto Henschel, que viveu e trabalhou no Brasil.
A empresa relata que “lamenta profundamente” pelo ocorrido, dessa forma, retirou de circulação a cerveja em questão.
A artista Marina Amaral que já trabalhou com a foto de Henschel em um projeto de restauração comentou no seu twitter sobre a desagradável decisão que a cervejaria tomou ao utilizar essa imagem nas embalagens das cervejas.
“Alguém achou que seria uma boa ideia transformar o rosto dessa mulher escravizada, violentada, explorada e subjugada em imagem ilustrativa de lata de cerveja”
“E não venham me dizer que vocês não sabiam da origem da imagem, porque fizeram até a associação entre ela e o título original ‘Cafuza'”, acusou ainda. “Nos poupem. Assumam o erro e consertem”
Em uma nota oficial a Cervejaria Dogma pediu a compreensão de todos e que estão elaborando estratégias para colaborar de forma a oferecer espaço para dar voz ao tema em questão.
“Também estamos elaborando estratégias para entender como podemos aprender e colaborar oferecendo espaço de voz sobre o tema. Esperamos a compreensão de todos, principalmente dos nossos clientes”