(Foto: Facebook da Sablé Diamant.)

Esse momento, finalmente, chegou! Após um ano de espera, os apaixonados por doces franceses poderão se deliciar, novamente, no encantador espaço da patisserie e cafeteria Sablé Diamant. Iniciado dia 15 de outubro, este ano o festival contará com um pouco mais de um mês de duração, se encerrando apenas dia 20 de novembro, dando tempo o suficiente para que todos possam desfrutar de todos os profiteroles elaborados mais de uma vez.

Feitos a base de uma massa açucarada recheada com creme ou sorvete, e acompanhada de calda; o profiterole originou-se de uma sobremesa criada por um Chef italiano para Catarina de Médici, antiga soberana francesa, e são, desde então, extremamente populares na região, já tendo sendo sido reconhecidos como doces da realeza. Logo, o criador da receita original, um Chef italiano, o preparou a partir do cozimento de água, leite, manteiga, farinha de trigo e ovos, que resulta na massa choux, a qual caracteriza-se por sua leveza e sabor leve, o que permite a diversificação em combinações de recheios para o doce. No entanto, inovando o modelo tradicional, a Sablé foi além e também aproveitou-se dessa flexibilidade para compor seu cardápio com versões doces e salgadas.

Assim, dentre os salgados, é possível encontrar opções de muçarela de búfala (Caprese Choux), presunto parma e rúcula (Parma Choux), salame italiano e cream cheese (Salami Choux), os quais surgem como novidades para fazer companhia aos tradicionais da primeira edição, de camarão cremoso (Camarão Choux) e quatro queijos (Fondue Choux).  Todos levam folhas frescas, além do recheio principal.

  • Caprese
  • Parma choux 1 1
  • Salami Choux 1
  • Camarão Choux 1
  • Fondue

Para as sobremesas, têm-se os profiteroles com recheio de creme de avelã, sorvete chocolatudo e calda de chocolate (Bomb Choux); chantilly de leite ninho e creme de avelã (NN Choux); mousseline de baunilha e creme de caramelo (Caramel Choux); chantilly de cream cheese e geleia de frutas vermelhas (XCake Choux); sorvete de creme, mini Choux recheadas com Nutella ou creme de caramelo e calda de chocolate (Profiteroles Classic), sendo este último trazido diretamente do cardápio fixo da casa, pois já é considerado o “queridinho” de todos.

  • Bomb Choux 1
  • NN Choux 1
  • Caramel
  • XCake
  • Profiteroles Classic

É interessante destacar que o festival contempla o público vegetariano, tendo opções, como o Fondue Choux, que não apresentam carne em sua composição.

E aí? Quem você irá levar ao pequeno pedaço parisiense para te acompanhar e ter uma degustação da realeza? Conte-nos abaixo o que mais lhe chamou a atenção nessa aventura.

2º Festival de Profiteroles

Sablé Diamant Patisserie (Rua Dr. José Lourenço, 1414, Aldeota, Fortaleza – CE.)

Terça a Domingo, de 11:30h às 20:30h.