Belém renova o título de Cidade Criativa da Gastronomia

A Unesco renovou na última terça, 18, o título de Belém como Cidade Criativa da Gastronomia. Essa renovação ocorre de quatro em quatro anos

0
Unesco
Foto: Comus

Na ultima terça feira, 18, Belém recebeu a renovação do título internacional de Cidade Criativa da Gastronomia que é concedido pela Unesco (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura).

Desde 2015, a capital do Pará, tornou-se referencia mundial em gastronomia, passando a integrar uma rede de cidades que buscam desenvolvimento de maneira sustentável e de modo socialmente justo.

Este título é renovado de quatro em quatro anos, onde cada cidade que integra esta rede precisa apresentar um relatório que mostre tudo o que foi feito durante esse período dentro dos padrões da agenda 2030 da Unesco.

O relatório é enviado para Paris e lá ele é sorteado e enviado para as oitos cidades que fazem parte da rede internacional. A partir daí ele é avaliado, recebendo um concito para todos os itens apresentados.

Depois das avaliações, os relatórios são enviados para a coordenação geral que sintetiza o conceito final. Neste ano, foram avaliadas 26 cidades, oito delas foram reprovadas e 18 tiveram o selo renovado, incluindo Belém.

Claudia Sandella, a ponto focal da Unesco em Belém, explicou o que continha no relatório enviado para Paris.

O relatório foi enviado com todas as atividades desenvolvidas, desde os eventos internacionais, como o Encontro Mundial da Gastronomia, em 2017, Laços Belém-Portugal, em 2018, Encontro Latino Americano, em 2019, circuitos gastronômicos no Feliz Luzitânia, mercados criativos, Circuito Fluvial do Combú/IGARA. Enfatizamos, também, as capacitações de permissionários, boieiras e merendeiras oferecidas na gastronomia, em parceria com a Universidade da Amazônia (Unama) e, em empreendedorismo, em parceria com a Secretaria Municipal de Economia (Secon)

Sandella completou dizendo que “a renovação do selo é a validação e o reconhecimento do trabalho realizado na cidade de Belém, pela Unesco, principalmente no que diz respeito aos treinamentos e qualificações, participação ativa nas reuniões da rede, e organização de eventos internacionais. O selo é um resgate do sentimento de orgulho e pertencimento da população em relação à nossa Gastronomia Criativa, que é representada pelas nossas boieiras, mercados, comidas típicas de rua, chefs qualificados e receitas premiadas em Parma”.

A fama da gastronomia do Pará veio através dos pratos e ingredientes locais, tais como: tucupi, maniçoba, tacacá, açaí, cupuaçu, bacuri.

Além de Belém, existem outras 3 cidades brasileiras que possuem o título da gastronomia criativa, sendo elas: Florianópolis, Parati e Belo Horizonte.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui