Produtos plant-based: aumento de consumo deixa Brasil em 1º lugar dos países da América Latina

Plant-based

Brasil está diminuindo o consumo de carne, e tem elevação no consumo de produtos plant-based.

Com o aumento dos preços nos últimos anos, as expectativas para 2023 é que o preço da carne venha a reduzir ou se estabilizar, mas o consumo ainda segue reduzido, tendo como principal consequência o poder aquisitivo da maior parte dos brasileiros que buscam alternativas para substituir a carne.

Em 2022, o consumo de carne bovina alcançou 24,2 quilogramas (kg) por habitante, sendo o menor nível desde 2004 e quarto ano seguido de diminuição no consumo per capita, de acordo com o relatório divulgado pela Consultoria Agro do Banco Itaú BBA.

O que é plant-based (à base de plantas)?

Dieta plant-based:

O estilo alimentar plant-based enfatiza o consumo abundante de alimentos vegetais não refinados ou ultraprocessados e propõe excluir produtos animais como carne, laticínios e ovos.

Quanto mais integral o alimento for, mais saudável ele vai ser, e, portanto, a dieta é rica em hortaliças, frutas, grãos integrais e legumes, enquanto alimentos com farinhas refinadas, açúcar e gorduras em excesso são evitados.

Produtos plant-based: aumento de consumo deixa Brasil em 1º lugar dos países da América Latina
Fonte: Reprodução.

Produtos plant-based:

Produtos e subprodutos que eram de origem animal, feitos 100% a partir de ingredientes de origem vegetal, preservando ou assimilando as características sensoriais, cor, sabor, textura, etc. Como exemplo os laticínios feito a base de oleaginosas; hambúrgueres e ultraprocessados feito a base de soja, grão-de-bico, etc.

Produtos plant-based: aumento de consumo deixa Brasil em 1º lugar dos países da América Latina
Fonte: Reprodução.

Aumento no consumo

De acordo com a projeção do Bloomberg Intelligence, se as vendas e a implantação de produtos lácteos e carnes alternativas continuarem a crescer, o mercado global de produtos plant-based poderá aumentar de US$ 29,4 bilhões em 2020 para US$ 162 bilhões na próxima década.

O Brasil se destaca entre os países da américa latina com um grande potencial de crescimento do consumo de produtos plant-based, e alguns fatores além da diminuição do consumo de carne influenciam diretamente para esse aumento.

Entre eles estão os novos hábitos alimentares, as causas sociais, o Meio ambiente, e as que mais impulsiona a demanda, a intolerância à lactose e a saúde de modo geral.

Influencia da intolerância à lactose

Dado apontam que até 75% da população global é intolerante à lactose, dificultando a digestão adequada do leite bovino. Isso ajudou a impulsionar a adoção de alternativas ao leite sem lactose e à base de plantas. worldwide prevalence of lactose intolerance in recent populations (schematic)

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Prevalência mundial de intolerância à lactose em populações recentes (esquemática). Fonte: Reprodução.

A incapacidade de digerir lactose tem um impacto mais significativo nas populações asiáticas, negras e nativas do que nos hispânicos e caucasianos, resultando em vendas globais alternativas significativamente maiores na região asiáticas.

Os produtos lácteos à base de vegetal normalmente carregam a sensação de serem uma opção mais saudável do que os produtos convencionais de base animal, o que também está estimulando o interesse e a procura do consumidor.

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