Que a pandemia do coronavírus não está sendo nada fácil para a humanidade, não é novidade, não é mesmo? Desde dezembro de 2019 estamos enfrentando um problema global que tem acometido tanto a saúde quanto a economia mundial.
Em março de 2020, a pandemia chegou ao Brasil e já estamos começando a sentir o baque que os isolamentos sociais estão causando para o convívio humano, a economia e a fragilidade de empresas, dentre elas, as do ramo da alimentação.
Desde a chegada do vírus ao Brasil, os estabelecimentos estão buscando alternativas para poder se segurar durante a crise, mas mesmo as recomendações da Organização Mundial da Saúde (OMS) não foram suficientes para evitar a contaminação, e alguns estados brasileiros declaram a paralisação da abertura de empresas para receber os comensais em seus salões. Os empreendedores, então, passaram a recorrer a alternativas como o serviço de delivery para não parar por completo as atividades.
Plataformas online como o iFood, entraram em acordo com a Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (ABRASEL) e estão reduzindo suas taxas para que empreendedores de todos os tamanhos consigam arcar com as despesas durante esse período de quarentena do isolamento social, segundo informações cedidas por Vanessa Santos (consultora gastronômica do SENAC-CE e membro da Associação Cearense dos Chefs de Cozinha – ACC) em live no Instagram, com o Observatório Cearense da Cultura Alimentar (OCCA) nesta última quarta-feira, 25.
Outras instituições como SINDIREST-CE e SEBRAE estão buscando por alternativas que apoiem os empreendedores da alimentação, e estão aproveitando esse período em quarentena para munir os seguidores de lives com conteúdos que ajudem os empresários do ramo.
Pensando em toda essa situação, a Stella Artois e seus parceiros criaram o movimento Apoie Um Restaurante, que consiste na compra de vouchers antecipados que os comensais poderão usar logo após a quarentena. Isso ajudará os estabelecimentos a se manterem financeiramente até a volta do funcionamento normal.
A participação da Ambev (fabricante da cerveja Stella Artois) também se dá por meio da doação de dinheiro para os estabelecimentos a partir de uma plataforma desenvolvida em parceria com a startup ChefsClub. Na operação da campanha os consumidores precisam acessar o site, comprar um voucher de R$ 50,00 e, presencialmente após o período de isolamento, trocar por produtos que totalizem R$ 100,00.
Desse modo, o cliente ganha 50% de desconto na compra, a Stella Artois paga a outra metade e o restaurante ou bar arrecada receita mesmo de portas fechadas. O valor será 100% revertido aos estabelecimentos.
Além da startup ChefsClub, está também na parceria, a fintech brasileira de meios de pagamento Stone e o chef Alex Atala.
Segue abaixo, o comunicado da Stella sobre a ação:
No site da campanha, os consumidores podem ver os estabelecimentos participantes e em cada cidade brasileira, e comprar os vouchers. O objetivo da campanha é reunir mais de 1.000 estabelecimentos de alimentação na plataforma.
Os vouchers são válidos até o dia 31 de dezembro deste ano, e são limitados a 1 voucher por CPF.
Nas redes sociais
A campanha será divulgada com a hashtag #ApoieUmRestaurante. A ação foi criada pela CP+B, agência de publicidade de Stella Artois no Brasil.
A Stella Artois também convidou chefs e criadores de conteúdo para produzirem vídeos especiais durante o isolamento social, com o intuito de ensinar e entreter as pessoas em isolamento, com receitas práticas.
Saiba mais visitando o site da ação, clicando aqui.