O prestigiado evento The World’s 50 Best Restaurants, da plataforma conhecida como “50 Best Discovery” e que opera como uma extensão da renomada classificação mundial anual, frequentemente considerado como o “Oscar” da gastronomia, anunciou recentemente a inclusão de mais de 600 estabelecimentos.
50 Best Discovery
O 50 Best Discovery é uma iniciativa que destaca restaurantes excepcionais, paralela ao prestigiado prêmio “The World’s 50 Best Restaurants”.
Ao longo dos anos, o 50 Best Discovery e o The World’s 50 Best Restaurants têm destacado restaurantes de todo o mundo, com destaque para a Europa, América do Norte, Ásia, e agora, Brasil. Algumas edições notáveis incluem a primeira premiação em 2002, quando o El Bulli, em Espanha, foi o restaurante número um, e a edição de 2023, quando o Osteria Francescana, em Itália, voltou a ser o restaurante número um após ter sido o primeiro restaurante a conquistar esse título em 2016.
O 50 Best Discovery não é um evento separado do The World’s 50 Best Restaurants, é importante ressaltar que ambos os prêmios têm contribuído para a promoção e valorização da gastronomia em todo o mundo. Eles incentivam restaurantes a se destacarem por sua qualidade, criatividade e experiência, e também incentivam os visitantes a explorarem novos locais e sabores.
Sobre o Prêmio
Para garantir sua presença no 50 Best Discovery, os estabelecimentos devem receber uma quantidade significativa de votos nas listas de melhores restaurantes, bares e hotéis globais ou nos rankings regionais. A proposta da plataforma é servir como um guia abrangente para viajantes e moradores locais, oferecendo acesso às melhores opções nas cidades visitadas.
O Brasil teve um desempenho notável nessa atualização, com a inclusão de 16 estabelecimentos, abrangendo restaurantes, hotéis e bares em São Paulo, Rio de Janeiro e Belo Horizonte.
No cenário carioca, destacam-se o Ocyá, localizado na Ilha Primeira, na Barra da Tijuca; o Sult, em Botafogo; e o Mee Restaurante, situado dentro do Belmond Copacabana Palace, que também é mencionado como um dos destaques na categoria de hotéis. Vale ressaltar que a cidade sediou a cerimônia de premiação do Latin America’s 50 Best Restaurants em novembro do ano anterior.
Quanto aos novos participantes da capital paulista, temos o Bar do Biu e Jun Sakamoto, ambos em Pinheiros; Borgo Mooca, na Santa Cecília; Cais, na Vila Madalena; Aizomê, na Bela Vista; e Kan Suke, no Paraíso, juntamente com o hotel Rosewood. O The Liquor Store, único bar brasileiro mencionado no anúncio, está localizado em São Paulo.
Belo Horizonte, por sua vez, apresenta os novos representantes Birosca S2, Cozinha Tupis e Pacato, além da inclusão do Hotel Fasano na categoria de hospedagem.
Os estabelecimentos apresentados no 50 Best Discovery receberam votos de mais de 1.000 especialistas pertencentes à Academia dos 50 Best. Essa academia é composta por escritores, críticos gastronômicos, proprietários de restaurantes e outros profissionais responsáveis por avaliar e compilar as diversas listas dos melhores estabelecimentos do mundo em várias categorias.
O resultado dessa inclusão é uma coleção mais diversificada de restaurantes e bares, abrangendo desde talentos emergentes até estabelecimentos sofisticados. Essa compilação digital é derivada dos resultados das oito classificações anuais dos 50 Best Discovery.
A presença de restaurantes, hotéis e bares brasileiros nessa seleção reforça o reconhecimento global da rica e diversificada cena gastronômica do país. Cidades como Rio de Janeiro e São Paulo se destacam com estabelecimentos aclamados, consolidando suas posições como destinos gastronômicos de destaque.
Assim, o 50 Best Discovery não apenas celebra a excelência na gastronomia, hospedagem e entretenimento, mas também serve como um convite para explorar e apreciar a diversidade única que cada localidade tem a oferecer, solidificando seu papel como um guia valioso e inspirador para os amantes da boa comida e hospitalidade.