BOCCA

Queijo idealizado por Ariano Suassuna é eleito um dos melhores do mundo

25 de fevereiro de 2020
em Notícias, Mundo, Nordeste
queijo idealizado por ariano suassuna é eleito um dos melhores do mundo

Fonte: Laticínio Grupiara

É no Cariri da Paraíba, no meio da vegetação da Caatinga, que é produzido um dos queijos mais saborosos do mundo!

O queijo Serra do Pico, produzido pelo laticínio Grupiara, ganhou a medalha de bronze no Mundial Du Fromage (“Concurso Mundial de Queijos”), em Tours, na França, no ano passado.

Você também pode querer ver

On Premise ou Off Premise

A Grande Aposta do Foodservice: On Premise ou Off Premise?

28 de novembro de 2023
Câmara Municipal Honra Natália

Câmara Municipal Honra Natália Martins, Destaque no Empreendedorismo Feminino e Desenvolvimento Sustentável

24 de novembro de 2023

A Fazenda Carnaúba fica na cidade de Taperoá (PB). O queijo escolhido pelos franceses e apreciadores de vários outros países é feito a partir do leite da vaca maturado e, por isso, tem menos lactose.

Mas o carro-chefe da produção da fazenda são os queijos produzidos com leite de cabra. São 7 queijos com 12 variações. Para regionalizar a produção, a fazenda abriu mão de ervas internacionais para utilizar ervas da Caatinga, como alfazema, marmeleiro, cumaru e aroeira.

E isso fez toda a diferença, dando um sabor que só esses queijos têm. A produção é artesanal e varia de acordo com as condições climáticas do ano.

O Brasil conquistou 56 medalhas no Mondial du Fromage de 2019, com produtores de Minas Gerais, São Paulo, Paraíba e Pará. Realizada a cada dois anos, a competição é a Copa do Mundo de leite e queijo.

Ariano Suassuna teve papel importante na produção dos queijos. O produtor rural que coordena a Fazenda Carnaúba é Manelito Vilar, primo do escritor Ariano Suassuna. Ariano foi o primeiro investidor do negócio: o dinheiro para começar a produção veio de um prêmio de Literatura que o escritor ganhou.

A produção de queijo com leite de cabras nativas foi a solução encontrada por Ariano e Manelito para enfrentar a dura seca dos anos 70 no semiárido.

Com o valor que recebeu do Prêmio Nacional de Ficção com o romance A pedra do Reino e o Príncipe do Sangue do Vai-e-Volta, Ariano comprou 200 cabras para iniciar a produção porque são os animais mais resistentes às fortes temperaturas do Cariri da Paraíba.

“Na época todos diziam que os dois eram loucos, pois parecia impossível produzir queijo com leite de cabra”, disse Joaquim Dantas Vilar, filho de Manelito, e que hoje está no comando de toda a produção e comercialização de queijos da fazenda.

Ariano e Manelito questionavam o fato de a França ser um dos maiores exportadores e consumidores de queijo de cabra tendo apenas 960 mil cabeças de cabras, enquanto o Brasil tinha 14 milhões. Foi esse questionamento que fez com que anos depois, o queijo feito no interior da Paraíba fosse premiado justamente lá, na França.

Cabras da fazenda de Ariano Suassuna que produzem queijo premiado

O próprio Ariano Suassuna desenhou a marca dos queijos, com ilustrações e letras feitas em estilo Armorial. O movimento Armorial foi idealizado por Ariano para ressaltar elementos da cultura nordestina na música, grafia, desenho, arte.

Embalagens de queijos idealizados por Ariano Suassuna e premiado na França

Outra curiosidade é que a fazenda não estava conseguindo registrar os seus produtos junto à Secretaria Estadual de Agropecuária porque os nomes não condiziam com os do mercado, que geralmente são estrangeiros, como boursin ou chévre.

Mas os paraibanos conseguiram mostrar para todo o mundo os seus queijos com nomes bem brasileiros, como cariri, arupiara e borborema.

Referência de produção leiteira

O negócio idealizado pelos primos Ariano e Manelito virou um case de produção na seca do semiárido brasileiro. A fazenda de 960 hectares tem uma variedade enorme de ovelhas, carneiros, cabras, bodes, vacas e bois.

Cabras da fazenda de Ariano Suassuna que produzem queijo premiado

Todas as raças são nativas e foram escolhidas pela capacidade de adaptação ao calor. Até a alimentação de cada animal é escolhida de acordo com as suas características, o que tornou a fazenda uma referência nacional em genética de caprinos, ovinos e bovinos.

“Isso possibilita vivermos aqui, sem necessidade de migrar para a cidade. Valorizar nosso mundo é uma obrigação que nos deixa felizes e realizados, ainda mais trabalhando no que gostamos e sabemos fazer”, disse Joaquim.

Fazenda realiza encontro anualmente

Para expor todas as iniciativas positivas da Fazenda Carnaúba, todos os anos os administradores fazem um fim de semana de feira na propriedade. São exposições, palestras e troca de experiências.

Este ano o evento acontece nos dias 24, 25 e 26 de julho. “É a maior feira agropecuária particular do país. São cerca de 10 mil visitantes”, disse Joaquim.

Fonte: De Olho no Cariri.

Tags: Ariano SuassunaCaririCearáCulturanordestePremiaçãoQueijo de CabraQueijos

Veja mais

On Premise ou Off Premise

A Grande Aposta do Foodservice: On Premise ou Off Premise?

por Redação Achou Gastronomia
28 de novembro de 2023

A Grande Aposta do Foodservice: On Premise ou Off Premise? Um Olhar Profundo sobre a Transformação do Mercado de Alimentação...

Câmara Municipal Honra Natália

Câmara Municipal Honra Natália Martins, Destaque no Empreendedorismo Feminino e Desenvolvimento Sustentável

por Redação Achou Gastronomia
24 de novembro de 2023

Câmara Municipal Honra Natália Martins: Em uma tarde cerimonial repleta de significado, mais especificamente no dia 20 de novembro, terça-feira,...

Festival Gastronomia Preta

Festival Gastronomia Preta: Celebrando o Protagonismo Negro na Gastronomia

por Redação Achou Gastronomia
23 de novembro de 2023

Serão palco do Festival Gastronomia Preta, nos dias 25 e 26 de novembro, o Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB)...

Zahil na Black Friday

Zahil na Black Friday: 50/50 – Cinquenta Vinhos com 50% de Desconto

por Redação Achou Gastronomia
22 de novembro de 2023

Zahil na Black Friday: A marca reconhecida importadora de vinhos com quase quatro décadas de história, lança uma campanha arrojada...

Ver mais

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Quem somos em poucas palavras

Nós somos um portal dinâmico de notícias, indicações, trabalhos acadêmicos e receitas no universo do food service, fornecendo informações essenciais para profissionais e interessados na gastronomia.

Conteúdo

  • Notícias
  • Receitas
  • Indicações
  • Colunistas
Site Seguro

Institucional

  • Sobre nós
  • Trabalhe Conosco
  • Nossos Números
  • Envie Conteúdo
  • Newsletter

Contato

  • Fale conosco
  • Anuncie
  • Relação com Investidores
Site Seguro

Siga nas redes sociais

Facebook-f Youtube Linkedin-in

Atendimento Online

0800 878 2689

segunda a sexta das 9h às 18h (exceto feriados)

Quem Somos?

Termos de uso

Políticas de Privacidade

Mapa do site

Políticas de Cookies

Portal de Denúncia

Todos os Direitos Reservados © Achou Gastronomia 2018-2023
Bocca Serviços LTDA – CNPJ 29.246.288/0001-60 Av Santos Dumont 6740, Sala 1013 – Caixa Postal 521 – Cocó, Fortaleza CE